Processos Formativos



PROCESSOS FORMATIVOS

Os processos formativos conduzidos pelo Grupo  Kabana, além de despertar as potencialidades corporais, vocais e criativas dos participantes, oferecem a oportunidade de uma experiência prática do processo de montagem de um espetáculo. Essa atividade pedagógica permite aos jovens atores exercitar os elementos da linguagem cênica diante de uma plateia. A experiência promove a autoconfiança, o aprimoramento do potencial dos atores, estimula a reflexão e expande seus horizontes.

Abaixo listamos alguns resultados desses processos.

2017

• A Fé no Sertão de Rosa

Ibitira – Martinho Campos

Cortejo Cênico Musical, homenagem à pátria/sertão de Guimarães Rosa.

2016

Romeu e Julieta - Do Mandacaru ao Buriti

Buriti Grande - Martinho Campos

Uma trupe de cantadores e contadores de histórias narra em verso, prosa e música, a mundialmente conhecida tragédia de dois jovens que se amam, mas são filhos de famílias inimigas.

2016

A Megera Domada

Engenho do Ribeiro - Bom Despacho

Nessa montagem que utiliza bonecos feitos com cabaça, a livre adaptação da linguagem, a criação de novos diálogos, soltos e rimados, aproximam os versos de William Shakespeare ao cordel brasileiro.

2014

• IBYTIRA - Desvio 488 # RETORNO MMXIV

Ibitira – Martinho Campos

A pequena Estação Ferroviária, antigo desvio 488, que deu origem ao povoado de Ibytira, estava ali abandonada e era preciso reavivar e preservar aquela história. "Seremos sempre, no coração e na alma, filhos de nossa aldeia natal, pois só ali ficaram os acalantos de nossa mãe (...) as sombras e os medos noturnos, o brilho dos olhos da primeira namorada." (J. Alberto Barreto).

2014

• A Orgia dos Duendes /Entre Aforismos de Epicuro

Marzagão – Sabará

A montagem traz para a cena o riso anárquico do escritor   Bernardo Guimarães, em um dos mais notáveis poemas grotescos da literatura  brasileira.

2013

• PALAVRAS

Rio Acima

"As palavras são boas. As palavras são más... As palavras queimam. As palavras acariciam. As palavras são dadas, trocadas, oferecidas, vendidas e inventadas". E foi a "palavra cênica" a matéria prima dessa montagem. A palavra e sua potência, sutileza, cor, ritmo, lógica, ambiguidade e expressividade.

2013

• A Orgia dos Duendes

Marzagão – Sabará

O poema de Bernardo Guimarães (1825-1884), levado para a cena, impressiona  por seu potencial crítico e por sua singularidade dentro da literatura brasileira.

2013

• Buriti Brodowski

Buriti Grande – Marinho Campos

O universo da infância de Cândido Portinari foi a inspiração para essa montagem, que viveu na pequena Brodowski, SP, e dali levou as lembranças, imagens e cores que pintou.

2013

• Histórias de Cá

Engenho do Ribeiro – Bom Despacho

Coletânea de 4 contos do escritor Geraldo Rodrigues da Costa, que leva para a cena bonecos feitos com cabaça, personagens que fazem parte da história do Engenho do Ribeiro.

2009

• Gran Circus Araçás

São José do Goiabal

Símbolo de vida pacata e saudável em todo o interior do Brasil, espaço para encontros, brincadeiras e descobertas, a goiabeira é determinante para a valorização da identidade de São José do Goiabal. Como diria o poeta Manuel de Barros "Acho que o quintal onde a gente brincou é maior do que a cidade..."

 



**Todos os processos formativos foram realizados através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. No centro-oeste de Minas, com o patrocínio da ArcelorMittal e em Sabará e Rio Acima, com o patrocínio da Petrobrás.